Outubro Rosa: 10 dicas de como prevenir o câncer de mama

0

Durante todo o mês de outubro, as empresas estarão se transbordando com fitas cor de rosa. Seja uma loja de sapatos, doces, produtos de limpeza, etc., todas estão entrando na conscientização do câncer de mama.

O mês da consciência do câncer de mama é uma campanha de saúde anual que é promovida em outubro para aumentar a conscientização sobre a doença. A campanha já ajudou muito na detecção precoce, tratamento e melhor qualidade de vida das mulheres. Mas, apesar desse progresso, milhões de mulheres ainda são atingidas pela doença.

No Brasil, o aumento anual de mulheres com câncer de mama chega a 22%. Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama. Podemos citar como principais: predisposição genética, hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais. Todos estes fatores aumentam o risco de desenvolver o câncer. Vamos citar para você 10 dicas de como prevenir essa doença tão temida pelo sexo feminino.

1. Manter um peso corporal saudável em toda a sua vida

O ganho de peso na meia-idade aumenta significativamente o risco de câncer de mama. Além disso, o peso inadequado aumenta o risco de câncer de mama na pós-menopausa.

2. Minimizar ou evitar o consumo de álcool

O uso de álcool é o fator de risco alimentar que mais contribui para o câncer de mama. Estudos de Saúde já mostraram que consumir mais do que uma taça de bebida alcoólica por dia pode aumentar o risco de câncer de mama em até 25%.

3. Consumir muitas frutas e vegetais

Coma três ou mais porções por dia de frutas e vegetais, isso inclui todos os vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve de bruxelas, couve-flor), folhas verdes escuras (couve, couve, espinafre), cenouras e tomates. As frutas que mais ajudam na prevenção da doença são as cítricas, vermelhas e cerejas.

 

4. Exercitar-se regularmente

Muitos estudos têm mostrado que o exercício regular é uma poderosa proteção contra o câncer de mama. Praticar 30 minutos ou mais de atividade aeróbica moderada (caminhada rápida) cinco ou mais dias por semana é fundamental.

5. Consumir as gorduras certas

O tipo de gordura na dieta pode aumentar o risco de câncer de mama. Você deve minimizar o consumo de ômega-6 gorduras (girassol, cártamo, milho e óleos de algodão), gorduras saturadas e gorduras trans. E maximizar a ingestão de gorduras ômega-3, especialmente encontradas em peixes gordos (salmão, atum, cavala, sardinha, truta do lago e arenque). Consuma também óleos monoinsaturados (óleo de canola, óleo de oliva, nozes/sementes, abacates) . Esses alimentos têm potenciais propriedades anticancerígenas.

6. Consumir os carboidratos certos

Minimize o consumo do alto índice glicêmico, como farinha branca, arroz branco, batatas brancas, açúcar e produtos que os contenham. Estes alimentos desencadeiam alterações hormonais que promovem o crescimento celular no tecido da mama. Procure substituir esses carboidratos “errados” por cereais integrais e feijão/legumes. O feijão e os legumes têm alto teor de fibras e lignanas, que são particularmente especiais.

7. Consumir produtos integrais de soja regularmente, como tofu, grãos de soja torrados e leite de soja

Estudos epidemiológicos têm demonstrado uma associação positiva entre o consumo de soja e redução do risco de câncer de mama.

8. Minimizar a exposição a estrogênios farmacológicos e xenoestrógenos

Não tome estrógenos sem prescrição e indicação médica. A exposição da vida ao estrogênio aumenta o risco de câncer de mama. Compre produtos orgânicos, se você puder pagar, caso contrário, lave todos os produtos não orgânicos. Minimize sua exposição aos hormônios residuais encontrados em produtos lácteos não orgânicos, carnes e aves.

9. Tomar os suplementos diariamente

Procure tomar suplementos multivitamínicos. Mas antes disso, faça uma consulta médica para saber suas condições para isso.

10. Manter uma atitude mental positiva

Desenvolva relacionamentos ricos, quentes e mutuamente benéficos com a família e amigos. Tenha um sono adequado (7-8 horas por noite). As associações mente-corpo com câncer de mama são significativas.

Então, comece já a adotar esses hábitos e previna não só o câncer de mama, mas inúmeras outras doenças. Se tiver mais alguma dica para compartilhar? Comente aqui.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA