Mitos e verdades sobre pílulas anticoncepcionais

0

Mitos e verdades sobre pílulas anticoncepcionais

Milhões de mulheres utilizam diariamente as pílulas anticoncepcionais. Apesar desse contraceptivo já utilizado há mais de 50 anos trazer muitos benefícios, as mulheres devem ficar atentas. Além de controlarem a fertilidade, os anticoncepcionais interferem na saúde e no corpo feminino. Veja alguns mitos e verdades sobre o assunto:

contraceptive-pill

Pílula anticoncepcional Diminui o desejo sexual

Mito e verdade: Muitas mulheres perdem a libido, mas não há comprovação sobre a relação desse contraceptivo com a perda do apetite sexual. Se houver interferência do anticoncepcional na concentração do hormônio testosterona, haverá uma diminuição, mas não a perda da libido.

Pílula anticoncepcional Engorda

Mito: Os hormônios presentes nas pílulas devem ser indicados pelo ginecologista para não aumentar a contagem de hormônios. Mas não há nenhum efeito relacionado ao aumento do peso. O que pode ocorrer é a retenção de líquidos que leva ao inchaço.

pillgirl-300x199

Pílula anticoncepcional Causa câncer?

Mito e verdade: Existem pesquisas que mostram que o uso da pílula não está associado ao surgimento de câncer, e também pode aumentar a probabilidade de tê-los em alguns casos. Mas existem situações em que o efeito é contrário, quando o contraceptivo ajuda na prevenção de câncer no endométrio e nos ovários. Mas as pílulas que contém estrogênio podem aumentar a possibilidade de câncer de mama em mulheres com histórico pessoal ou familiar.

2013-01-03T144952Z_01_NIC03_RTRIDSP_3_FRANCE-CONTRACEPTION-100

Pílula anticoncepcional Causa infertilidade?

Mito: As mulheres que tomam a pílula por um muito tempo podem demorar para engravidar, por causa dos hormônios que ficam acumulados em células de gordura. Mas de forma alguma causa infertilidade.

Pílula anticoncepcional Aumenta a acne?

Mito e Verdade: Quando a pílula é somada ao excesso de hormônio feminino já presente nas mulheres, podem aparecer as espinhas. Mas as mulheres que possuem baixa taxa de hormônio dificilmente sofrerão desse mal.

103941_9245

O consumo de álcool faz a Pílula anticoncepcional perder o efeito?

Verdade: O álcool interfere na eficácia preventiva das pílulas anticoncepcionais. O uso excessivo da bebida também afeta a qualidade dos óvulos e dificulta a gravidez.

Pílula anticoncepcional Causa trombose?

Mito: Desde que o uso da pílula não seja associado ao de cigarros e a mulher não tenha outros fatores de risco para trombose, isso é um mito. Quando unido à pílula o cigarro pode engrossar o sangue e complicar a circulação, causando a trombose.

contraceptivePill_1462148c

Pílula anticoncepcional Altera o humor?

Verdade: A pílula melhora o humor das mulheres, agindo diretamente no controle das cólicas e dos sintomas da TPM.

Pílula anticoncepcional Causa celulite?

Mito: As celulites são provenientes da genética, não tendo relação alguma com o uso das pílulas anticoncepcionais. 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA