Moda Plus Size

0

 

Diferentemente do que dita o padrão de beleza visto nas passarelas, nem todas as pessoas vestem o tamanho 36. Algumas mulheres, por diversos motivos, estão acima do peso considerado saudável para sua altura e idade.

Não pense que é preciso emagrecer e estar dentro da medida para usar roupas bonitas e que enalteçam o corpo.

Especialista em moda

O trabalho de um especialista em moda é valorizar as curvas da mulher independentemente do manequim.

photo: Hilton Costa
Moda Pluz Size. Imagem:divulgação

Um dos mitos que devem ser quebrados é achar que, por ser gordinha, a mulher só pode e deve usar roupas largas e sem nenhuma marcação. As tendências do mundo da moda se adequam a qualquer corpo.

Como escolher a roupa ideal

Antes de escolher a roupa, o ideal é conhecer algumas técnicas. Para quem está acima do peso, as cores escuras, tecidos opacos (sem brilho) e estampas em tamanhos pequenos e médios – com fundo escuro, são os mais indicados.

moda-plus-size-3
Moda Plus Size. Imagem:divulgação

Evite os tons claros, vibrantes, tecidos com brilho e estampas com grandes proporções, pois tendem a aumentar visualmente a área onde são aplicadas.

Confira outras dicas que podem ajudar na hora de montar um look elegante:

Escolha do jeans: O jeans cai bem em todas as ocasiões e diversos são os modelos disponíveis. Para as mulheres acima do peso, o ideal é fugir das modelagens mais ousadas, como skinny, capri, pantalona e saruel. Opte pela calça tradicional, com corte reto e altura no máximo abaixo do umbigo. Esse modelo mais sóbrio é confortável, não aperta a barriga e evita salientar as gorduras.

As blusas ideais: Esqueça detalhes horizontais, cintos largos, listras, barra italiana, bolsos, tecidos volumosos ou texturas. Tudo isso aumenta a silhueta. Chame atenção para ombros e peitoral, dando preferência por blusinhas mais soltas na região da barriga. Não cubra muito o busto, decotes em “V” ou em “U” emagrecem um pouco mais o rosto.

Os vestidos: Fuja de vestidos encorpados, com bordados, drapeados, mangas bufantes, caudas longas e tudo o mais que parecer exagerado. Opte por vestidos mais simples e, de preferência, com a cintura marcada, deixando o pano solto na região da barriga. Vale um alerta: largo demais não significa que está escondendo alguma coisa. Passa a impressão de que a pessoa é ainda mais cheinha. Acerte na medida.

Faculdade de moda

Para montar um visual elegante, uma boa formação na área é fundamental. O profissional de Consultoria de Imagem e Estilo trabalha com ferramentas e técnicas que tem entre seus objetivos ressaltar qualidades e disfarçar características que possam ser um incômodo para certas pessoas.

Esse profissional vai analisar com cuidado o tipo físico do seu cliente para sugerir as peças, cores e estampas que mais irão favorecê-lo. Se você quer se capacitar na área de moda, existem diversas instituições no Brasil que oferecem cursos de moda.

faculdade-de-moda
Faculdade de moda. Imagem:divulgação

O Senac RJ é uma das instituições que disponibiliza diferentes opções, como os cursos de Consultor de Moda e Estilo, Produtor de Moda e Modelista.

Sabemos que o curso de moda é caro e alguns estudantes não tem condições de arcar com os custos. Mas, quem sonha em estudar moda, porém não tem pode pagar o curso, pode tentar uma bolsa de estudos por meio de bolsas Prouni 2017. Diversas instituições em todo o país oferecem bolsas por meio do programa.

Para participar da seleção o estudante deve fazer o Enem em 2016 e não pode zerar na redação.

Tamanhos Plus Size

Sem tradução para o português, a fatia do mercado que fabrica tamanhos 44 ao 54 antes fazia “tamanhos especiais” ou “tamanhos grandes”. O plus size pode começar no manequim 42 e se estender até o manequim 60 ou mesmo o 80.

tamanha-plus-size
Plus Size. Imagem:dviulgação

Apesar de já existir a décadas, a produção das roupas de tamanhos maiores tem se profissionalizado no País nos últimos cinco anos. Ainda é em lojas especializadas que se encontra grande variedade de peças plus size. No entanto, redes varejistas como Marisa, C&A, Renner e Pernambucanas já possuem linhas especiais. Também existem algumas multimarcas que vendem peças que chegam até tamanhos 48 ou 50.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA