10 Dicas para uma alimentação saudável

0

A mudança de alguns hábitos alimentares pode melhorar a saúde e o bem-estar. Veja algumas dicas para você ter uma alimentação ideal e um dia-a-dia mais agradável

Um dos segredos para viver bem e de maneira saudável é comer de tudo, mas de forma equilibrada. Mesmo na era do fast-food, o importante é estabelecer um comportamento na mesa de casa e fora dela.

A facilidade e a rapidez que estes alimentos oferecem podem ser de certa forma, vantajosas para quem leva uma vida corrida, mas por outro lado, prejudicial à saúde de quem os consome com frequência.

Basicamente, o segredo para uma boa dieta está em saber identificar e diferenciar os alimentos que não são saudáveis dos que podem ser ingeridos sem nenhum risco à saúde.

Para que você possa aprender a comparar estes alimentos, separamos 10 dicas de como ter uma vida saudável comendo bem e, o mais importante, de tudo:

1. Se você gosta de um sanduíche, não precisa bani-lo da sua vida, apenas evite comê-lo frequentemente. As calorias de um x-tudo, por exemplo, equivalem a 50 pães franceses. Por isso, o ideal é que após você ingerir esta “bomba calórica” abuse do exercício físico para queimar as calorias acumuladas.

2. Deixe os chocolates, bolos e sobremesas para os finais de semana. Substitua estes alimentos por frutas durante os outros dias da semana. Mas lembre-se, até mesmo com as frutas devemos ter cautela, afinal, as refeições cotidianas, como almoço e jantar, já contém certa quantidade de calorias e não é bom que ultrapassemos o limite de ingestão diária.

3. Quando desejar comer um chocolate, dê preferência aos meio amargos. Este tipo de chocolate contém um menor teor de colesterol e menos calorias. A indicação correta é de até 25 gramas por dia.

4. Não fique mais que três horas sem comer. Durante o intervalo do café da manhã e o meio da tarde, coma uma fruta ou uma barra de cereal, não se esqueça de também beber bastante água. Estes alimentos ingeridos de três em três horas, além de driblar a fome, ajudam a hidratar o organismo, o que é essencial para a manutenção saudável do corpo.

5. Na hora do almoço ou em um happy hour, evite o fast food e opte por ingerir menos alimentos calóricos. Uma dica importante é não deixar de jantar, porque mesmo durante o sono precisamos de energia para manter o organismo funcionando. Substitua os carboidratos como pães, pizzas e massas, por cereais – arroz, trigo, aveia e verduras, como batata e mandioca.

6. Se possível, s pelo mconsuma peixeenos duas ou três vezes por semana. Além de possuírem um baixo teor de gordura quando comparados à carne vermelha, os peixes são ricos em ômega 3 – uma gordura benéfica que protege as mulheres contra doenças cardiovasculares.

7. Não tenha pressa para comer. O alimento deve ser mastigado pelo menos umas 10 vezes, até que esteja triturado. Desta forma, o estômago consegue trabalhar em um ritmo ideal e os nutrientes são melhores aproveitados.

8. Não abuse no sal. o sódio é imprescindível para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso de ingestão pode aumentar a pressão do sangue, causando a hipertensão e outras doenças. Os temperos prontos e alimentos enlatados são ricos em sal, utilize-os com cautela.

9. Procure beber de oito a 10 copos de água diariamente. A água é responsável por diversas reações do corpo e também pela desintoxicação do organismo. Só evite ingerir a água e outros líquidos durante as refeições, para não prejudicar a digestão.

10. Pratique atividades físicas no mínimo três vezes por semana. Quando praticados regularmente, os exercícios físicos podem aumentar a disposição e o ânimo. Para ter maior desempenho, evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA