Decoração em apartamentos pequenos

0

Apartamentos pequenos são cada vez mais comuns, devido principalmente à sua versatilidade e facilidade de manutenção. Por isso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a otimizar o espaço e colocar personalidade no seu lar.

Antes de tudo, tenha em mente que cada metro quadrado precisa ser planejado. Busque referências sobre móveis que possam ajudar na integração de ambientes e acessórios que facilitem sua locomoção pelos cômodos. Preocupe-se em estabelecer uma unidade entre todos os artigos de decoração que interessaram na sua pesquisa. Com tudo anotado, tomar as decisões sobre o que utilizar e o que descartar será mais fácil, e a probabilidade de ficar feliz com o resultado quando seu apartamento estiver pronto será maior.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Living

Para começar, é preciso entender que nos apartamentos pequenos você deve compor todos os ambientes necessários em uma casa em pouco espaço, por isso, uma dica é integrar ambientes, como sala de estar e sala de jantar, ou cozinha e sala de estar, entre outras combinações.

A sala de estar não precisa ter muitos itens decorativos ou móveis. Use apenas um sofá de três lugares e uma poltrona ou dois pufes, uma vez que esse excesso de peças deixa o ambiente apertado e com pouca circulação.

Em um apartamento pequeno, a decoração e os móveis criativos podem ser úteis. Neste exemplo, ao abrir o móvel preso à parede, ele se transforma em uma mesa perfeita para trabalho/estudo ou até mesmo para lanches rápidos.

A sobreposição das cores, detalhes no revestimento da parede e ainda o uso de espelhos, promovem uma ideia de amplitude para o espaço e deixam a decoração mais moderna e funcional.

Outra dica para dar a sensação de que a sala é maior é decorar a parede com poucos quadros e investir em truques de ótica. Papéis de parede com listras na horizontal, por exemplo, deixam o local mais largo – e as verticais trazem a sensação de um pé direito maior.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quartos

Abuse de itens práticos e multiuso: pufes, mesas laterais, nichos, prateleiras e camas box com gavetas. Além disso, evite acumular móveis. Provavelmente não terá espaço para um closet, e um guarda-roupas pode tomar muito espaço. Para isso, improvise com araras em uma estrutura aberta.

Retire alguns itens do ambiente. O criado-mudo é um exemplo. É possível usar apenas um ao lado da cama ou substituir a peça com uma prateleira na parede.

Cores neutras na decoração de apartamentos pequenos são importantes, pois é uma forma de aumentar a sensação de amplitude. Invista nos tons de branco, bege e cinza. O colorido fica por conta dos acessórios.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Banheiro

Decorar o banheiro do apartamento pequeno significa apostar em itens práticos, principalmente porque, provavelmente, seu espaço deve ser menor que o de outros cômodos da casa. Valorize o ambiente com a presença de ganchos, suportes ou estantes rasas para organizar os acessórios, itens de higiene e limpeza.

Varanda e Terraço

Caso seu apartamento tenha uma varanda ou terraço, você pode apostar em plantas. Elas são ótimas para trazer uma sensação de conforto e contato com a natureza. Jardins verticais, por exemplo, são ótimas soluções para imóveis pequenos, pois ocupam pouco espaço e podem ficar na varanda, onde há maior exposição ao sol. Eles são indicados para espaços com metragens compactas. Montar um em casa é simples e rápido: você pode começar utilizando prateleiras, vasos, ganchos e correntes, ou abusar da criatividade usando até mesmo materiais recicláveis como garrafa pet.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Decorar seu apartamento, independente da metragem, demanda tempo e pesquisa. O universo de possibilidades é infinito, e é preciso muita cautela para escolher corretamente e conseguir a harmonia desejada entre os elementos. Caso tenha dúvidas sobre o que escolher, procure a ajuda de um profissional, como decoradores, design de interiores e arquitetos.

Esse post foi uma colaboração do César Fernandesda Tibério Construtoras, uma das melhores construtoras de São Paulo e região.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA