Apartamentos compactos: truque de iluminação

0

Quem tem apartamento compacto sabe o quanto é preciso aproveitar ao máximo os espaços. Móveis com mais de uma funcionalidade ajudam a transmitir a sensação de amplitude. Outra maneira de fazer o apartamento parecer maior é caprichar na iluminação certa.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Maximizar a luz é fundamental

Não tem jeito melhor e mais barato de usar iluminação se não a própria luz natural. Então, evite deixar móveis e outros elementos bloqueando as janelas e use cortinas claras. Priorize tons neutros e claros na pintura das paredes (como o branco e o creme), use espelhos e vidros na decoração: eles aumentam a sensação de amplitude dos cômodos por refletir os espaços e a própria luz ambiente.

Usar luminárias suspensas é uma ótima forma de garantir que o apartamento fique bem iluminado, e ao mesmo tempo “economizar” espaço, já que dessa forma se evita a utilização de estantes e racks para luminárias.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Adaptar a iluminação de acordo com o propósito do cômodo

Na sala de estar e na sala de jantar (que em apartamentos compactos geralmente são integradas) o ideal é ter uma iluminação intimista e direcionada. Porém, o indicado é que na sala de jantar fique um pouco mais iluminado que na sala de estar. Aqui a utilização dos tons claros na pintura e nos eletrodomésticos ajuda a dar uma sensação de mais espaço.

Nos quartos é preciso ter um cuidado especial na hora de escolher a iluminação correta. Ao tentar criar um ambiente muito intimista e aconchegante, dependendo das técnicas utilizadas, o ambiente pode parecer menor do que realmente é. Também pode acontecer ao contrário, se tentar deixá-lo muito maior usando truques de luz pode tirar todo o aconchego que esse tipo de ambiente pede. Para manter a harmonia do cômodo é possível utilizar luminárias, elas podem estar presentes em criados-mudos ou suspensas.

Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not da Tibério Construtora, a melhor construtora de São Paulo e região.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA